quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que fazer / Estratégias

Educação Especial
 
-Criar um ambiente favorável à comunicação
-Ambiente previsível

-Desenvolver a capacidade de iniciar, manter e terminar uma conversa
-Desenvolver determinadas competências socais, comunicativas (ser mais competente na forma como comunica) e de linguagem (uso em contexto social- pragmática e semântica)
-Regular o comportamento (penalizar comportamentos desadequados)
-Ensino explícito

-Intermediar situações de cooperação com o grupo como forma de aumentar a sua aceitação e promover a interacção (trabalhos de grupo, jogos, …)
-Incentivar o envolvimento com os pares – desenvolver comunicação
-Sensibilizar os pares. É essencial que os outros compreendam as dificuldades colocadas pelos Jovens/crianças com esta síndrome e os motivos do seu comportamento.
-Ser objectivo na orientação do trabalho
-Recurso a estímulos visuais – esquemas, listas, figuras
-Usar os interesses para ampliar o reportório e envolvimentos com os conteúdos estudados
-Organização e aplicação da informação
-Explicar o que dele se espera
-Desenvolver a compreensão
-Simplificar as tarefas/actividades dividindo em vários passos
-Dar reforço positivo e valorização das tarefas realizadas de forma a fomentar a auto-estima e a auto-confiança
-Solicitar com mais frequência
-Controlo dos trabalhos de casa
-Introduzir alterações de forma gradual
-Promover a autonomia 


Um comentário:

  1. Muito bom colegas, é sempre bom ver pessoas que trabalham para a inclusão se tornar cada vez mais uma realidade nas nossas escolas.

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